quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Educação sem Distância"

Essa denominação foi criada por Romero Tori (2010) para apresentar a EaD de forma mais adequada e despertou em mim sentimentos de admiração pelo homem, pela evolução, pelos processos de aprendizagem e principalmente pela união das ciências a favor da Educação.

Iniciar a Pós-Graduação da Anhanguera em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância foi o mais recente desafio que resolvi assumir em minha vida, encarar com motivação, bom humor, disciplina, esforço e competência, requisitos que a Era Virtual exige, conforme citado por Rena Palloff e Keith Pratt(2004), tanto no publico docente como no dicente.

A EaD é a modalidade atual de ensino- aprendizagem, existe muitas criticas ao método, claro, o novo assusta, amedontra, balança o que tava pronto, aí que vem, o conhecimento, o interesse, as adaptações, que são as ferramentas necessárias para o crescimento, para derrubar paradigmas e fazer história, como disse Frederico Litto (Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância), precisamos acompanhar as novas tecnologias e estarmos sempre atentos a qualidade do ensino oferecido pela Instituição, material, tutores, métodos de avaliações.

Como citou o Prof. João Mattar na primeira aula do curso, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho)está aí para mostrar os resultados da EaD no Brasil, desde 2007 apresentamos diversos cursos de todas as áreas, onde os alunos da EaD apresentam nota  superior aos alunos do presencial.

 Construtivismo e Conectividade são palavras chaves para descrever as pedagogias mais recentes aplicadas a EaD e com sucesso, onde a interação vai além do estudo autodirigido, das interações em grupos, dos professores e dos AVA´s, mostrando que, para que o processo de aprendizagem ocorra, não existe limites, barreiras, apenas a força de vontade, como a criação dos PLE´s e desenvolvimento constante das TIC´s.

Acredito que um grande obstáculo para a EaD,  infelizmente presente no Brasil, é ainda a questão social, que realmente impossibilita e limita o acesso de todos a Educação, o acesso as tecnologias, maquinas, instrumentos de pesquisa e outros.

A EaD está crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos, cabe a nós encararmos ou estacionarmos na história, vamos lá pessoal, se cada um contribuir de forma participativa, os nossos filhos e netos receberam como consequência uma  Educação melhor, onde o processo de aprendizagem será mais satisfatório, contribuindo positivamente na construção da identidade de cada um.

Sei que ainda estou engatinhando no assunto, mais com calma, esforço e humildade pretendo dar os meus primeiros passos...

Pensem Nisso!

Abraços,

Bárbara Ribeiro

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